HISTÓRIA

Conhecer a história do Taekwon-Do é conhecer o General Choi Hong Hi, quem nasceu no dia 9 de novembro de 1918 na Coreia do Norte, numa nação invadida que sofria a destruição da sua própria cultura.

O Gral Choi devido a sua frágil saúde e sua contextura pequena, se iniciou na prática da antiga arte da Coreia o Tae Kyon, e depois no Japão o Karatê Shotokan, duas modalidades que ele conseguiu dominar, sendo estas a suas fontes de inspiração para criar uma nova arte marcial. Preso durante a ocupação japonesa na Coreia, o Choi começou a esboçar o que viraria a ser o Taekwon-do. Durante esse período, o Governo japonês proibíu a pratica de qualquer arte marcial Coreana. Ao término da ocupação o Choi é libertado e lhe vem a vontade de poder oferecer ao seu país uma arte própria que conseguisse recuperar os valores nacionais; E também poder deixar um legado ao mundo inteiro: uma arte moderna em constante evolução, com o propósito de beneficiar a humanidade deixando um legado de valores morais, que são os que unem verdadeiros praticantes do Taekwon-Do no mundo todo.

Finalizada a segunda guerra mundial e após a divisão das Coreias, as forças armadas da Coreia do Sul foram organizadas e no ano 1946 o Tenente Choi Hong Hi, começa a maravilhosa tarefa de desenvolver a arte marcial Chang Hum. No ano 1954 foi feita uma exibição para o presidente da Coreia, ficando todos muito bem impressionados, foram sentadas as bases para o nascimento do Taekwon-Do. Nam Tae Hi é dos mais destacados mestres que forma parte na equipe que dará vida ao Taekwon-Do.

No dia 11 de abril de 1955, baseando-se nas leis físicas modernas e uma sistematização adequada, o General Choi Hong Hi institucionalizou esta avançada arte que hoje conhecemos com o nome de Taekwon-Do.

No ano 1962 o General Choi foi enviado como embaixador para a Malásia onde começa a difusão internacional e o trabalho das 24 formas (Tuls) e da literatura própria que sentaram as bases da arte. No ano 1972 por causa de um desacordo com o governo da Coreia do Sul, o General Choi tem que fugir do país, levando e radicando junto como ele a presidência da Internacional Taekwon-Do Federation (ITF) para o Canada.

O governo da Coreia do Sul decide reestruturar o Taekwon-Do de acordo com a sua necessidade política de se introduzir no mundo e escolhe o caminho do esportivismo com a meta Olímpica, criando para esse fim a World Taekwon-Do Federation (WTF) contrário a ITF presidida pelo Grande Mestre Choi.

Começou assim uma divisão de estilos que foi aprofundando se no longo do tempo, a WTF mudou as 24 formas (de Tuls para Poomses) e desenvolveu seu próprio regulamento de competição diferenciado, com o qual anos mais tarde no 1988, conseguiu introduzir o Taekwon-Do como esporte Olímpico de exibição para depois sim, ser aceito definitivamente como esporte Olímpico. Passados mais de 40 anos da divisão o Taekwon-Do ITF tem evolucionado como arte tradicional incluindo muitos dos aspectos que fazem a rua riqueza técnica na competição esportiva: a luta, as formas, os quebramentos de poder como de habilidade e a luta preestabelecida, mas mantendo sempre os valores morais que o GM Choi propício a través da pratica e ensino do Taekwon-Do ITF.

No ano 1985 a ITF mudou a sua sede para Áustria, e nesta época a Coreia do Norte se incorpora a ITF.

No 15 de Junho de 2002, falece na Coreia do Norte o General Choi Hong Hi, fundador do Taekwon-Do, e mais uma vez as instituições tem um papel importante na liderança mundial do movimento democrático, longe das pressões da Coreia, assume como presidente o então vice-presidente o Dr. Russell Maclellan para depois por eleições feitas no congresso da Polônia do 13 de junho de 2003, assume como presidente o GM Tran Trie Quan, e como vice o GM Pablo Trajtenberg e o GM Wim Bos como secretario Geral. Também nesse congresso se decide criar o primeiro comitê técnico que será liderado pelo GM Hector Marano.