A filosofia ou a parte “DO” do Taekwon-Do, esta baseada em 5 princípios básicos:
Cortesia
- Promover o espírito de colaboração mútua
- Nunca admitir o desprezo maldoso a uma pessoa
- Ser educado com o próximo
- Tratar assuntos com honradez e sinceridade
- Distinguir o instrutor do aluno, o sênior do júnior e o mais velho do mais jovem
- Respeitar outras posições
Integridade
Refere-se ao senso de justiça e responsabilidade que cada pessoa deve ter para si e para com os outros, o que exige a preocupação de conhecer suas próprias limitações.
Perseverança
Este princípio define a força de vontade e espírito de sacrifício, que se encontra em todas as artes marciais. Para se alcançar algo, com o alto grau de perfeição de uma técnica, deve-se determinar o objetivo e persistir constantemente. Um dos fatores importantes para se tornar um bom praticante de Taekwon-Do é o de superar cada dificuldade através da perseverança.
Autocontrole
Este princípio é muito importante tanto para si mesmo, como para lidar com o próximo. Um bom instrutor deve saber conduzir o praticante até o limite máximo de sua potencialidade, mantendo o controle sobre a agressividade. O praticante, por sua vez, deve reconhecer os seus limites e saber lidar com os diferentes níveis de agressividade, de forma que um praticante agressivo e um tranquilo possam praticar e lutar sem problemas ou desentendimentos. A quantidade de energia que se dispõe para executar um determinado trabalho também tem a ver com autocontrole. Se há excesso ou falta de energia o princípio está falho.
Espírito Indomável
O Taekwon-Do deve ser praticado com convicção e os praticantes devem ser sérios e honestos. Devem orientar-se dentro dos princípios do Taekwon-Do e procurar que estes princípios governem sua vida. Não deixar que nada os impeça em ter um espírito indomável para lutar, se necessário, e estar sempre do lado da justiça e da liberdade.

